segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SARAU - EMEF SENADOR LINO DE MATTOS - SÃO MIGUEL

Neste final de semana, nos dias 20 e 21 de setembro, aconteceu a 3ª MOSTRA CULTURAL da Emef Senador Lino de Mattos.

O evento mobiliza toda a escola: estudantes, professores, gestão escolar como forma de mostrar a produção e o talento dos jovens da nossa unidade.

Pelo 2º ano, eu organizei junto com os estudantes do 6º ao 9º ano um SARAU, com declamações de música e poesia.

Teve um pouco de tudo: de Drummond a Mano Teko, de Machado de Assis a Janaina Santana, literatura clássica e periférica. Rap e Funk. E toda a rápa, curtindo muito.

Sempre acreditei no potencial da literatura na escola. Há 07 anos que desenvolvo trabalho com jovens e estudantes. E cada vez mais eu tenho uma certeza: eles gostam de ler sim. Gostam de ler, escrever, declamar; gostam de se apresentar, tem talento. Precisam apenas de preparação e oportunidade.

O resultado? Um dos saraus mais bonitos, tanto em qualidade quanto em talento que eu já vi e organizei. De verdade.

Muito, muito orgulho dessa turminha. Que começou com mais de 100 (!) cem inscritos para participar. Tivemos que selecionar apenas 25, até pela questão de organização e espaço, e eles foram muito, muito bem.

É mais do que fundamental os saraus ocuparem os espaços da escola. Já passou mais do que na hora. Nosso movimento, que já passou de 01 década de existência, precisa se voltar mais para a educação nos espaços institucionais. É essencial para a formação de público, para aquisição do gosto da leitura. E, principalmente, para atingirmos a transformação que tanto pregamos e queremos.

Saraus nas escolas já!

Vejam as fotos e curtam um pouco. Eu estou ainda nas nuvens. Não quero descer.

Rodrigo Ciríaco






















quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Muito #ORGULHO de organizar este trabalho literário há 07 anos na escola. O#SARAU dos Mesquiteiros de Setembro vai ser pra lá de especial. Vamos de Campo Limpo (com o Sarau do Binho) até a Síria (com o jornalista Klester Cavalcanti). Do Jd. Ângela (com Zé Sarmento) pousando no Jd. Verônia. Com muita música, reflexão e microfone aberto para a POESIA.

Convite aberto, festa bonita. Só chegar.

CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO "PESADA" DO SARAU DE SETEMBRO:

O Sarau Dos Mesquiteiros é um evento cultural que acontece todo último sábado de cada mês, na Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita, localizada no bairro do Jardim Verônia, Ermelino Matarazzo.

Atividade artística e pedagógica aberta a comunidade em geral, principalmente crianças e adolescentes, com mesa de pintura, banca de livros, comes e bebes a vontade, palco aberto para o teatro, a dança e claro: microfone aberto para a#POESIA.

Neste sarau de agosto teremos o lançamento da coletânea Sarau Do Binho Sarau, além do livro "Angela - Um Jd. no Vermelho", de Zé Sarmento.

DIAS DE INFERNO NA SÍRIA

Receberemos também no primeiro momento do Sarau o jornalista Klester Cavalcanti, apresentando e lançando a sua obra DIAS DE INFERNO NA SÍRIA. O jornalista fará um bate papo com os presentes, mostrando fotos, vídeos e relatos de sua observação durante o tempo que esteve - inclusive preso - na Síria. Mediação: Sâmia Gabriela Teixeira.







segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SARAU MESQUITEIROS AGOSTO!!!

Há 07 anos que desenvolvemos um projeto de incentivo a leitura e produção escrita através da Literatura na escola. 

Neste tempo, não foram poucas as dificuldades: falta de incentivo, apoio; tentativas de interrupção do trabalho, falta de envolvimento de docentes, da própria escola mas, persistimos.

O resultado: reconhecimento. Encontros. Conquistas e muita alegria.

Sábado, 31 de agosto não foi diferente. A casa estava cheia. Mais de 25 artistas para recitar, cantar, dançar: apresentar a sua arte. Lançamento do livro “Sensacionalíssimo”, do Caco Pontes. Show magistral e maravilhoso com a cantora e musicista Camila Brasil, que nos presenteou com sua voz e violão excepcionais.

Qualquer coisa que se diga talvez seja pouco para tentar traduzir o que são estas noites mágicas de pura poesia dentro de uma escola pública estadual.

A boa notícia é que a gente sempre volta, no último sábado de cada mês, e se você perdeu ou não conhece, tem a oportunidade de conhecer, visitar.

Feliz demais com tudo o que aconteceu de bom nestes últimos dias, em especial nesta última semana. E o que faz acreditar que sim: nosso trabalho é preciso, é necessário e, sobretudo: vale a pena. Pois nossa alma, definitivamente, não é pequena.

A todos que chegaram, estiveram presentes: o nosso muito OBRIGADO.

MESQUITEIROS – UM POR TODOS, TODOS POR UM