clique na imagem para ampliar
e ver o TAMANHO da nossa FORÇA!
Ontem foi um dia lôco. Sensacional. Conflitante. Ensolarado. Chuvoso. Amoroso. Cultural. Social. Histórico. Pelo menos para o Jardim Verônia e adjacências, Ermelino Matarazzo, Zona Leste.
Ontem, 11.12.10, aconteceu o 1o Manifesto Cultural Pró Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo. Com a presença de vários coletivos da quebrada: Tenda Literária, Marginaliaria, Periferia Invisível, Mundo em Foco, Barraco das Idéias, CAJU (Pastoral da Juventude), Cultura na Praça, Extremos Atos, Mesquiteiros entre outros. Coletivos de literatura, teatro, música, cinema. Diferentes, mas não divergentes. Convergentes num único objetivo: a valorização da Cultura na quebrada Zona Leste.
As atividades começaram na Praça Benedito Ramos, no Centro de Ermelino. Debaixo do sol, com tendas armadas, muita música, teatro, poesia. Não tenho fotos desta parte, pois tivemos que cedo sair de lá para organizar a segunda parte do movimento (não é evento): o Sarau.
E o bang foi lôco, tio. Testando a nossa força de vontade, nossa perseverança, de todas as maneiras. Pois não bastasse o boicote do poder público, que não colabora com recursos financeiros, de equipamentos, palcos, entre outros, a natureza resolveu dar uma forcinha. Pra eles! E mandou água. A galera tomou uma enchente de chuva, linda, mas que, mais do que enfraquecer, lavou a alma e fortaleceu todo mundo. E foi nessa energia que chegaram ao Sarau dos Mesquiteiros. Que ontem foi Sarau Cultura da ZL.
Foi lôco. Foi lindo. Muita criança, muito jovem. Homens, mulheres. Ambiente família. Com livros, sorrisos, abraços e poesia. Muita poesia.
Foi muito bom mostrar a nossa força e união ontem, principalmente tendo uma reunião marcada nos próximos dias com o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, na qual os grupos citados, juntamente com representantes do bairro de Ermelino Matarazzo, exigirão a construção da tão prometida Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo, e de outros programas de políticas públicas culturais, direitos de todos nós. Porque estamos cansados de esmolas.
Ontem foi lôco. Foi o Sarau da Cultura da ZL, no Sarau dos Mesquiteiros. Mas podia ser chamado também de Sarau da Luta, Sarau da Resistência. Ou Sarau dos Sorrisos, da Alegria. É só ver as fotos abaixo pra entender o que eu tô falando.
Direto do front,
Rodrigo Ciríaco
Isso
é
o motivo
do porquê
eu digo
que ontem
foi
o sarau
do riso
sorriso
alegria
confraternização
futuros artistas
na nossa mesa de pintura
livros voadores, alçados pelas asas
cultura de periferia
quebrada participante
F.IN.O. chegou com nóis
Tá aqui
o futuro
o motivo da união
da luta, resistência
fortalecendo
juntos, sem amarelar - hum... tava boa
somos todos "zés"
"samuels"
"marianas" - apenas 09 anos
atitude de gente grande
anizil barbosa
um sonhador, só isso
vista panorâmica
representantes dos coletivos da ZL
dando um salve geral
marginaliaria fechou
com chave de ouro
tomou de assalto nossa atenção
fortaleceu a família
acordou os adormecidos
representou bonito
che, na concentração
viagem no som
Quem nós somos?
Cultura da ZL!
Quem quiser, é só chegar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário