SOBRE O SARAU DOS MESQUITEIROS
O Sarau dos Mesquiteiros é uma atividade artística e cultural que acontece todo último sábado de cada mês, entre as 17hs e 21hs, nas dependências da Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita, localizada no Jardim Verônia, Ermelino Matarazzo, Zona Leste da cidade.
Poesia, música, teatro, dança, cinema além das artes plásticas são as linguagens desenvolvidas ao longo do sarau, que é totalmente organizado por jovens da escola e da comunidade e tem como inspiração os já tradicionais saraus desenvolvidos nas periferias de São Paulo, com o diferencial de ser feito dentro de uma escola pública.
QUEM NÓS SOMOS?
Mesquiteiros é um grupo artístico surgido em 2009 formado por jovens e adolescentes de Ermelino Matarazzo que tem como objetivo incentivar, difundir, promover e problematizar a cultura da periferia a partir da EE Jornalista Francisco Mesquita. Para isso, realiza oficinas de literatura e teatro, encontros com escritores, criação de espetáculos lítero-teatrais, saraus, além do desenvolvimento do selo editorial Um Por Todos, que edita, produz e divulga a produção de seus integrantes e colaboradores.
HISTÓRICO – Literatura (é) Possível
O grupo tem sua origem no projeto Literatura (é) Possível, trabalho artístico e pedagógico desenvolvido há cinco anos na EE Mesquita e que tem como finalidade a valorização da leitura, escrita e a criação artística através da literatura, principalmente a periférica. Para isso, utiliza-se de várias outras linguagens como o teatro, a música, fotografia, cinema entre outros (contemplado nos anos de 2010 e 2011 pelo programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).
MESQUITEIROS
UM POR TODOS, TODOS POR UM
Integrantes: Amanda Djoy, Bianca Moreira, Bruna Cunha, Daniel Santoro, Gabryella Letícia, Gabriela Maria, Graziele Cristina, Jéssica Queiroz, Josiane dos Santos, Mayra Jóia, Marcelo Castro, Rodrigo Ciríaco, Samuel Cecio e Tayná Castro.
Literatura (é) Possível
Coordenação Pedagógica: Rodrigo Ciríaco
Equipe Técnica/Administrativa: Jéssica Queiroz, Mayra Jóia.
Apoio:
Conselho de Escola - EE Jornalista Francisco Mesquita
Programa VAI – Secretaria Municipal de Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário