RATIFICANDO NOSSA NOTA DE ESCLARECIMENTO:
A publicação da NOTA DE ESCLARECIMENTO deve-se ao fato da indefinição do local de realização do sarau dos Mesquiteiros e o compromisso em esclarecer a comunidade do Jd. Verônia, amigos e parceiros as dificuldades que estamos enfrentando e, por isso, não podendo confirmar o local de realização de nossa tradicional atividade.
Em nenhum momento da NOTA DE ESCLARECIMENTO (republicada abaixo) colocamos, a nível pessoal, que a pessoa X, Y ou Z é CONTRÁRIA a realização do Sarau dos Mesquiteiros. Colocamos sim, as informações que recebemos da direção da escola: que a mesma, apesar da aprovação do projeto no Conselho de Escola, não tinha autorização para liberar o uso do espaço e que, assim, deveríamos solicitar esta AUTORIZAÇÃO junto à Diretoria de Ensino Leste-01, que foi o que fazemos.
Apesar de estarmos em desacordo com o procedimento, tendo em vista que temos o apoio e aprovação do Conselho de Escola e comunidade, seguimos a risca o que nos foi orientado a ser feito, dentro da lei.
Gostaria de dizer que sou responsável, sim, pelo que escrevo. Mas não tenho responsabilidade por como a pessoa vai ler e mesmo entender. E aconselho que, caso haja dificuldade para a compreensão, leia novamente: uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias.
Sem mais,
Rodrigo Ciríaco
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Está provisoriamente suspenso o Sarau dos Mesquiteiros, atividade desenvolvida desde maio de 2010 nas dependências da Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita, Jd. Verônia, Ermelino Matarazzo.
O motivo da proibição, segundo a direção da escola, deve-se ao fato que não temos autorização para usar o espaço no dia e horário que utilizamos há mais de um ano e meio: sábados, das 17hs às 21hs, apesar da ciência e aprovação do Conselho de Escola, feita em 2010 e ratificada em 2011, no último dia 10 de novembro deste ano.
Fomos orientados a encaminhar uma solicitação junto à Diretoria de Ensino Leste-01 para verificar a possibilidade desta “autorização”.
Estamos seguindo todos os trâmites legais e burocráticos necessários para a continuidade de nosso projeto de incentivo a leitura e criação artística até porque, não bastasse a sua importância numa comunidade tão carente em equipamentos de lazer e cultura (Ermelino Matarazzo briga, há mais de 20 anos, por uma Casa de Cultura), não bastasse os problemas de ensino e aprendizagem vivenciados pela escola e pela educação como um todo, acreditamos que os espaços públicos são espaços legítimos e de direito da população, principalmente quando este é utilizado para valorizar a sua cultura e sua identidade.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que o Sarau dos Mesquiteiros é parte de um projeto maior, chamado Literatura (é) Possível, que há cinco anos realiza atividades na escola como saraus, encontros literários, oficinas semanais de literatura e teatro, apresentação de espetáculos, tudo isso de maneira gratuita. Já foi contemplado, em 2007, com apoio da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) da Secretaria Estadual de Educação e, nos anos de 2010 e 2011, aprovado no Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais – da Prefeitura Municipal de São Paulo, realizando ainda atividades em espaços culturais e educativos como Ação Educativa, MAM (Museu de Arte Moderna – SP) e rede SESC (do Carmo e Pinheiros). Tudo isso através da força de vontade, determinação e talento dos jovens e adolescentes da periferia da zona Leste que fazem parte do projeto.
Por tudo isso, afirmamos que, apesar da proibição de uso do espaço, o Sarau dos Mesquiteiros vai acontecer neste sábado, 26 de novembro, a partir das 17hs. Em local não definido, mas bem próximo à escola.
Faça sol ou faça chuva, traga a sua sombrinha, sua cobertura, pois apesar de tudo, vai chover poesia.
Os Mesquiteiros
Um por Todos, Todos por Um
Nenhum comentário:
Postar um comentário