segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SARAU - EMEF SENADOR LINO DE MATTOS - SÃO MIGUEL

Neste final de semana, nos dias 20 e 21 de setembro, aconteceu a 3ª MOSTRA CULTURAL da Emef Senador Lino de Mattos.

O evento mobiliza toda a escola: estudantes, professores, gestão escolar como forma de mostrar a produção e o talento dos jovens da nossa unidade.

Pelo 2º ano, eu organizei junto com os estudantes do 6º ao 9º ano um SARAU, com declamações de música e poesia.

Teve um pouco de tudo: de Drummond a Mano Teko, de Machado de Assis a Janaina Santana, literatura clássica e periférica. Rap e Funk. E toda a rápa, curtindo muito.

Sempre acreditei no potencial da literatura na escola. Há 07 anos que desenvolvo trabalho com jovens e estudantes. E cada vez mais eu tenho uma certeza: eles gostam de ler sim. Gostam de ler, escrever, declamar; gostam de se apresentar, tem talento. Precisam apenas de preparação e oportunidade.

O resultado? Um dos saraus mais bonitos, tanto em qualidade quanto em talento que eu já vi e organizei. De verdade.

Muito, muito orgulho dessa turminha. Que começou com mais de 100 (!) cem inscritos para participar. Tivemos que selecionar apenas 25, até pela questão de organização e espaço, e eles foram muito, muito bem.

É mais do que fundamental os saraus ocuparem os espaços da escola. Já passou mais do que na hora. Nosso movimento, que já passou de 01 década de existência, precisa se voltar mais para a educação nos espaços institucionais. É essencial para a formação de público, para aquisição do gosto da leitura. E, principalmente, para atingirmos a transformação que tanto pregamos e queremos.

Saraus nas escolas já!

Vejam as fotos e curtam um pouco. Eu estou ainda nas nuvens. Não quero descer.

Rodrigo Ciríaco






















Nenhum comentário:

Postar um comentário